quarta-feira, 8 de setembro de 2010

APERTO DE MÃO


Você conhece uma nova pessoa. Aperto de mão.
Você fecha um negócio. Aperto de mão.
Você parabeniza um funcionário, amigo ou chefe. Aperto de mão.

Tão presente no mundo corporativo, o aperto de mão é um dos elementos cruciais para formar uma primeira impressão. E até agora eu nunca tinha ouvido falar sobre uma pesquisa acerca de apertos de mão. Até agora.
Cientistas da universidade de Manchester realizaram uma pesquisa em busca do aperto de mão perfeito e encontraram uma fórmula matemática que leva em consideração 12 variáveis. As que mais se destacam ou pesam na interpretação de um aperto de mão são:

O vigor (ou força) do aperto de mão, a temperatura das mãos e contato visual.

Consequentemente os fatores que mais impactam negativamente em um aperto de mãos são:

Falta de contato visual,
mãos suadas ou úmidas,
mãos molengas ou frouxas,
força excessiva no aperto.

Geoffrey Beattie, Chefe dos pesquisadores, disse que acha incrível uma interação humana tão comum e utilizada no mundo nos negócios a milhares de anos nunca tenha tido um estudo aprofundado e dá dicas para um bom aperto de mão:

Use a mão direita, obtenha uma pegada completa e com leve firmeza,
mãos na temperatura ambiente (nem frias nem quentes) e secas, não mais que três balanços, mantenha o contato visual e um sorriso agradável, tenha um discurso (leia-se cumprimento verbal) de acordo com a situação o aperto de mão não deve durar mais de três segundos.

Parece que se você seguir essas dicas seu aperto de mão será seu aliado em fazer de você uma pessoa mais confiável e respeitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário