segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ESCRITORA ILHOTENSE

Maria de Lourdes Scottini Heiden
Escrever é tingir a página da vida com tintas mágicas, Tintas que se transformam em palavras, Palavras vivas que envolvem o mundo, Liberando poesia e luz. Escrever é caçar borboletas azuis Nos jardins do pensamento humano. É deixar-se tocar pelo sopro divino E consumar a obra da criação. MARIA DE LOURDES SCOTTINI HEIDEN
Breve Currículo

Maria de Lourdes Scottini Heiden

Filha de Carmelo Scottini e Olga da Rocha Scottini.

Nasceu em Ilhota no dia 19/03/1962, mas vive em Blumenau há 22 anos.

Casada com Roberto Heiden. É mãe de três filhos: Gabrielle, Marina e Matheus.

Formada em Letras pela FURB – Universidade Regional de Blumenau.

Professora de Português da Escola Básica Municipal Vidal Ramos há 15 anos.

Escreve poesias, contos infantis, romances e mensagens desde os onze anos de idade.


Escreve poesias, contos infantis, romances e mensagens desde os onze anos de idade. Publicou, com recursos próprios, o livro de poemas “Quem sou eu?”, em 2001, o romance “A Casa do Monte” , em maio de 2004 e Alfavida – Alfabeto da Vida (Livro infantil) em novembro de 2004. Em 2006 teve um projeto aprovado pela ELETROSUL. Trata-se do livro infantil História de um Rio. Lançou também com recursos próprios o livro de poemas Pedra no Lago em setembro de 2006.
Elaborou com os alunos da E.B.M. Vidal Ramos dois livros de poesia intitulado “Poeta Aprendiz” . Um foi lançado em 2005 e o segundo em 2006. Publicou em março de 2007, pela Editora Cultura em Movimento, o livro Memórias de uma Caçadora de Estrelas.

Alfavida - Livro de poesias com um poema para cada letra do alfabeto. Trabalha os valores humanos.

DESENHANDO A PAZ

Maria de Lourdes Scottini Heiden


Tracei um rabisco no ar...
Desenho que riu de mim.
Não me intimidei
E continuei a traçar.
Pus uma ponte...
Uma capela
Uma casinha também.
Um lago perto da casa.
Um anzol suspenso no ar.
Cadê o pescador?
Pus uma montanha
E um rio por sob a ponte.
Tudo coberto de amor.
Um vale vestido de árvores
E muita névoa sob os montes.
Era o lugar perfeito.
Meu mundo eu tinha feito.
Entro na casa, acendo o fogo.
Preparo o café dos sonhos.
Tudo cheira a poesia...
É flor, é vida, é paz.
Mas o coração logo cansa.
Surgem outras mãos
Bagunçando o meu desenho.
Hidrelétrica no rio
Indústrias e muitas casas.
Pronto!
O progresso se instalou...
E o buraco que ele abriu
Nunca mais se fechou.

http://maluscottinih.blogspot.com/

http://bibliotecaleituraepesquisa.blogspot.com/2011/05/aniversario-do-blog-educar_31.html

AH, COMO SOPRA O VENTO!

Ah, como sopra o vento!
Este vento tão sofrido,
Este vento tão fingido
Que maltrata meio mundo!

Ah, como sopra o vento!
Não tem pena da mocinha
Sua saia ele levanta
Não perdoa a velhinha,
Sua sombrinha ele arranca
E o garoto...
Que alegria! Solta pipa
Bem disposto!

Ah, como sopra o vento!
Tira roupa do varal,
Poeira joga no olhar
E na calçada da cidade
Homens passam depressa,
Pois o vento, este danado,
Atira treco para todo o lado.
E o menino... que festa!
Fita a pipa e tudo
Esquece.

Ah, como sopra o vento!
As folhas bailam,
As flores sofrem,
As mulheres fogem...
Só o menino alegre
Brincando de pipa
Na infância
Tão breve.


MEU OLHAR

Meu olhar é um coral espiando o mar...
Ele se debruça nas águas
E se desfaz em gotas de luz..
Não tem pressa...
Já percebeu o ritmo da vida.
Não tem medo...
Já conhece todos os mistérios.
Não tem ambição...
Já é dono do universo.
Não tem segredos...
Já sabe de tudo.
Meu olhar abraça o mundo inteiro...
É pedaço de estrela
É gota de água.
Meu olhar é mar... é pedra... é vida...
Maria de Lourdes Scottini Heiden

Poesia

Hoje a poesia bateu a
minha porta
Com um sorriso cativante
Um olhar contagiante
Pôs um verso em meu ser
E consigo me levou.
Meu corpo cobri de nuvens
Meu olhar vesti de estrelas
De aromas e cores
me alimentei
E dela me tornei refém.
Em cada gota de chuva
Em cada pétala de flor
Achei um verso escondido
Clamando por meu amor.
Ah, poesia,
Sem ti não vivo um
dia sequer.
Em tudo te vejo...
Em tudo te encontro...
Tu traduzes os meus desejos
E os meus sonhos de mulher.

Maria de Lourdes Scottini Heiden

CONTRASTES
Maria de Lourdes Scottini Heiden

Contrastes...
Aqui e ali.
Mundos diversos
Vagando em pleno deserto
Brincando de fazer versos.

Contraste violento
Brisa e vento,
Que se agitam
Num grande tormento.

Chuva e sol,
Arco-íris no ar.
Que o dia desencanta
Quando a noite se levanta.

Contraste que a vida entoa,
Como chuva na lagoa.
Canção que a vida garoa,
Quando o homem se atordoa
Diante do que vê
E não sabe o que fazer.

Contraste! Contraste
Matéria e arte
Morte e vida
Alma dividida!

Oh! Quem me dera!
Pôr logo um fim
Neste vazio que há em mim!


2 comentários:

  1. Querida amiga

    Há palavras que de tão
    belas,
    tem o maravilhoso dom
    de inundar de beleza
    o mundo.

    Alegrias plenas para ti.


    Aluisio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz em ver meus poemas registrados em seu blog.
    Obrigada!
    Maria de Lourdes Scottini Heiden

    ResponderExcluir