quarta-feira, 21 de julho de 2010

10 dicas para as férias escolares


O que fazer nas férias de julho?

Crianças em casa? Hora de arrumar uma maneira para gastar tanta energia!

Confira as dicas Hirota para tornar suas férias ainda melhores.

1. Programar as férias
Não deixe as crianças grudadas na TV, vídeo game ou computador o tempo todo. Se viajar não está nos seus planos, combine passeios em parques, andar de bicicleta com a família, cinemas e shoppings. Se o tempo fechar, crie atividades dentro de casa. Convide a criançada para brincar! Jogos de tabuleiro, mímica, pintura, desenho e até ver fotos antigas de família.

2. Viajar.
Apesar do inverno, passar uns dias fora de casa ajuda a quebrar a rotina e a criançada adora. Tente passar alguns dias no campo ou até praia. Se a grana permitir, hotéis fazenda com monitores. É uma ótima pedida. Algumas cidades como Atibaia, Campos do Jordão, Serra Negra entre outras próximas a capital, oferecem ótimas opções.

3. Orientar sem comandar.
É muito comum que os pais tentem encher o dia da criança de atividades. As crianças podem ficar perdidas no meio de tanta informação e não aproveitar nada. Regre as atividades e as divida durante todo o período de férias.

4. Que tal convidar os amiguinhos para uma "festa na cozinha"?
É impressionante como as crianças gostam de participar das atividades domésticas quando isso não é uma obrigação. Programe a noite da pizza, bolos, temakis ou qualquer prato simples que a criançada pode participar. Tente criar uma linha de produção e encarregue cada participante com a tarefa que mais agrada a criança. Envolva-as em todas as tarefas. Da produção à limpeza. A supervisão de adultos na cozinha é VITAL. Facas, fogo, crianças de pé em cadeiras... muita atenção.

5. Dividir para somar
Que tal tirar uma mini-férias durante as férias das crianças? Impossível? Não, pelo contrário. As criancas gostam muito de passar os finais de semana na casa de outros amiguinhos. Combine com os mais próximos e mande as crianças para na semana seguinte receber os amiguinhos dos seus filhos também.

6. Incentive a leitura
Visite uma boa livraria e ajude a encontrar livros interessantes para cada idade. A leitura precisa ser algo comum.

7. Aproxime a família
Aproveite para visitar os parentes que moram mais distante.

8. Faça um piquenique
Existem vários parques como o Ibirapuera ou Villa Lobos com grandes áreas verdes e espaços para fazer um verdadeiro piquenique. É um ótimo passeio. Atenção com as crianças em locais públicos.

9. Cinema em casa
A criançada não se cansa de assistir os seus filmes favoritos. Chame os amiguinhos, afaste o sofá e prepare a pipoca.

10. Noite do hot dog de pijamas
Na verdade, apenas mais um motivo para reunir as crianças. Chame os amiguinhos, prepare os ingredientes e deixe tudo pronto para que cada um possa "montar" o seu hot dog. Após o lanche, reúna a criançada para assistir algum filme e em minutos estarão prontas para irem pra cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário