O professor deve fazer leitura diária de textos literários, pois é por meio deste contato diário, freqüente e constante que permite que os alunos desenvolvam ainda mais autonomia para a leitura e para que percebam que ao fazer uma leitura de um texto além de se aprender muito, enriquecer o vocabulário, é possível buscar também entretenimento, diversão e prazer Kleiman (apud RANGEL 2004, p.4) defende que Ensinar a ler, é criar uma atitude de expectativa prévia com relação ao conteúdo referencial do texto, isto é, mostrar à criança que quanto mais ela previr o conteúdo, maior será sua compreensão; é ensinar a criança a se auto-avaliar constantemente durante o processo para detectar quando perdeu o fio; é ensinar a utilização de múltiplas fontes de conhecimento – lingüísticas, discursivas, enciclopédicas [...]é ensinar, antes de tudo, que o texto é significativo [...]. Isso implica em ensinar não apenas um conjunto de estratégias, mas criar uma atitude que faz da leitura a procura da coerência.
Referência:
RANGEL, Eliane de Fátima Manenti. Estratégias de leitura e gêneros textuais na formação do leitor crítico. Associação de leitura do Brasil. Santa Maria –RS. Disponível em: . Acesso em: 01 ago. 2009.
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