segunda-feira, 23 de maio de 2011

DEPOIMENTOS SOBRE O DISCURSO DA PROFESSORA AMANDA GURGEL

Professora Amanda Gurgel, do RN, fala sobre situação crítica da educação e vira heroína nas redes sociais







Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/05/18/professora-amanda-gurgel-do-rn-fala-sobre-situacao-critica-da-educacao-vira-heroina-nas-redes-sociais-924489175.asp#ixzz1NDnUryQG
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

A professora do Rio Grande do Norte Amanda Gurgel virou heroína da causa da classe, por melhores salários, nas redes sociais. Um vídeo no qual ela silencia os deputados do RN em audiência pública quando fala sobre a situação crítica da educação já tem mais de 54 mil visualizações no You Tube. Desde o começo da tarde desta quarta-feira (18) o nome "Amanda Gurgel" já está na lista brasileira dos Trending Topics, no Twitter.
Em seu depoimento, Amanda Gurgel acaba fazendo um resumo preciso sobre o quadro da educação no Brasil apresentando seu contracheque de R$ 930 reais. "Como as pessoas até agora, inclusive a secretária Bethania Ramalho, apresentaram números, e números são irrefutáveis, eu também vou fazê-lo. Apresento um número de três algarismos apenas, que é o do meu salário, de R$ 930".
A professora continua seu discurso dizendo que "os deputados deveriam estar todos constrangidos com a educação no estado do Rio Grande do Norte e no Brasil. Não aguentamos mais a fala de vocês pedindo para ter calma. Entra governo, sai governo, e nada muda. Precisamos que algo seja feito pelo estado e pelo Brasil. O que nós queremos agora é objetividade".
Esta profissão, que, apesar de ser tão desvalorizada, é a base para todos, aliás, para QUASE TODOS OS POLÍTICOS (com exceção do Tiririca). E, ainda assim, apesar de ser uma profissão tão importante e DETERMINANTE, ao longo dos anos vem sofrendo com o descaso. Os governantes, sejam eles no âmbito municipal estadual ou federal, pouco ou nada fazem para reverter a situação.
O que a Professora disse, é a pura verdade. Estão jogando um fardo ‘de culpas’ em cima da classe. Alunos e Professores dividem uma culpa que é externa.
Saibam que, no momento do discurso inflamado da Professora, se eu estivesse no lugar de vocês, teria ‘enfiado o rabo entre as pernas e corrido”…E, quem sabe, se meu fôlego permitisse, estaria correndo até hoje! Caso queiram rever a vergonha pela qual passaram, o link é :

http://www.youtube.com/watch?v=4P2QXsvxa6Y

Aproveitem e leiam os comentários logo abaixo do vídeo. É bom fazer uma reciclagem de vez em quando (ouvir a voz do povo).
É capaz de, agora, aparecer algum parlamentar e dizer que sempre apoiou essa idéia de valorização. Se apoiou, por que não fez nada? Estava amarrado à cadeira de parlamentar?
Aparecerá também, algum parlamentar ou Secretário de Estado vingativo. Será bem capaz de querer transferir a professora para dar aulas lá no Morro do Caixote em Pé, afinal, GENTE COVARDE E FORMIGAS EXISTEM EM TODO LUGAR !
O que me causa desconforto (mas, não surpresa) é saber que a maioria de vocês foi reeleita, apesar do caos…apesar da inércia…apesar do jogo de empurra…apesar da administração de egos..APESAR DOS PESARES! APESAR DE VOCÊS!!
Que a partir desse ‘esporro’ que vocês levaram e que está repercutindo NACIONALMENTE, VOCÊS, Deputados e Administração Estadual, TOMEM VERGONHA NA CARA E AJAM…Que saiam do conforto de seus gabinetes, onde são bajulados por assessores e ‘assombrados por funcionários-fantasmas’ e PASSEM A ENXERGAR A REALIDADE DAS RUAS, seja na educação, saúde, segurança, etc.Que VOCÊS se proponham a serem os REPRESENTANTES DO POVO.
Parem de distribuir dentaduras, lajotas, cestas básicas…Tenham um pouco de dignidade e, aí sim…DISTRIBUAM DIGNIDADE.
Podem achar que sou intrometido. Sou mesmo! Sou Cidadão de um país chamado BRASIL e sei que os meus impostos Federais são, em parte, distribuídos para todos os Estados, inclusive o Rio Grande do Norte. Assim sendo, tenho TODO O DIREITO DE COBRAR. Assim como fazia quando morava no Estado do E.Santo, cobrando da Administração Municipal, Estadual e, por vezes Federal, continuo a fazer aqui no MS, onde já comecei a cutucar os políticos locais.E, quando necessário, cobro de quem agir errado, como estou fazendo agora.
Enfim, MEXAM-SE, ACORDEM, MOSTREM A CARA!
A minha esperança é que, num futuro que não seja tão longínquo, os brasileiros possam trocar o carnaval e futebol pela CONSCIENTIZAÇÃO e CIDADANIA. Assim (somente ASSIM), deixaremos de ser um país de POLITICAGEM e poderemos varrer da administração pública, tantas moscas que atualmente rodeiam o bolo.

Ao aguardo de providências, para que arrumem a bagunça que vocês mesmos fizeram no Rio Grande do Norte.

Humberto Salla Lima.

GREVE GERAL DOS PROFESSORES PARA TODO O BRASIL.

Pessoal é oportuno que agora nos mobilizemos e deixemos esse sentimento contagiar o resto do país, esta mulher fala por todos nós. Motivos de sobra temos, alguém poderia dizer: E os alunos? No entanto eu argumento de que adianta formar indivíduos despreparados?

Essa é a nossa história!!! nossa angustia, nossa luta!! incansavel....enquanto nós nos dedicamos totalmente a educação dos nossos alunos, existem representantes como prefeitos e outros que não dá o valor que merecemos. Aqui onde moro não é diferente o salario é o msm.Isso é uma covardia por parte dos nossos representes....

AMANDA, SUA FALA FOI SIMPLESMENTE PERFEITA, TAMBÉM SOU PROFESSORA E ESTE É, SEM TIRAR NEM POR, VERDADEIRAMENTE O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO NÃO SÓ NO RN MAS EM TODO NOSSO PAÍS. ESPERO QUE SUA FALA CHEGUE ATÉ ÀQUELES QUE TEM NAS MÃOS O "PODER" DE MUDAR NOSSA REALIDADE ATUAL. PARABÉNS!!!

Emocionante! Estou sem palavras para tamanha sabedoria e autoridade. Você, Professora Amanda Gurgel, com certeza é a representação da voz direta da ética. Cordialmente expôs a vergonha que é ser um professor hoje em dia, sem benefícios, sem dinheiro e com muita responsabilidade. Concordo plenamente que sem educação de qualidade continuaremos a ser um bando de brasileiros ao invés de uma nação. Que Jesus te ilumine...

O relato da professora Amanda Gurgel calou por alguns momentos os deputados, e isso é a prova de que parece que a educação nunca foi divulgada com tanta propriedade. O que parece é que os deputados não sabiam que a educação se encontra neste caos, neste apagão cultural. Eles esqueceram de seus professores e hoje só pensam em buscar verbas para seus estados construir obras que dão votos, além de promover a corrupção e o desrespeito com o povo. Excelente relato professora, que com coragem mostrou o que ninguém quer ver, ou fazem que não vêem. Parabéns mais uma vez.

O depoimento da jovem e inteligente professora é emblemático, pois o mesmo aconctece com o tratamento que se dá à saúde, por todo o Brasil.
Aqui em Santa Catarina não é diferente. Gostaria de parabenizar a brilhante exposição da professora Amanda, cujo teor da mensagem casa direitinho com o modelo neoliberal, perverso que se espalha por todo o país.

Rudi Pereira Lopes
Farmacêutico-bioquímico
Fpolis. SC

professora, infelizmente esse descaso é nacional. precisamos de muitos profissionais com essa garra, coragem e determinação. Uma mensagem levada diretamente ao poder publico que deveria por obrigação ampliar diversas politicas publicas para todas as categorias que trabalham em situações precarias e com este salario achatado. Parabéns batalhadora!!!

Entendo perfeitamente o drama da professora pois também tenho um filho que atende dois colégios municipais vizinho a Porto Alegre e sai de casa todos os dias 5;30h e volta as 21:00. Pega três ônibus por dia e ganha esse salário, tendo curso superior e sendo concursado. O discurso que a salvação do Brasil passa pela educação está longe de ser uma realidade.

Não sou professora, mas acompanho o drama desta categoria há anos, desde quando estudava(20 anos atrás) a situação era a mesma, o que ela DIZ É A PURA VERDADE. Entra governo e sai governo, não importa de que partido, a situação é a mesma, o descaso com a educação continua, e não pensemos nós que por causa deste desabafo da sra Amanda vai mudar algo, é triste mas é verdade.Quem tem o poder não tem o mínimo interesse em queas pessoas fiquem inteligentes, não é de interesse de qualquer governo que o povo pense, por que, se pensar vai começar a exigir, o melhor é tudo ser analfabeto.Não me admira que eles não criem esta lei: a partir de hoje seremos todos analfabetos, votaremos em quem os governantes mandarem, não reclamaremos, senão vamos presos. Não sou hipócrita em achar que nossa presidente pode fazer algo, se realmente quisesse, talvez pudesse, mas a verdade tem que ser dita: Infelizmente ela também não tem interesse.

Professora Amanda, verdade que todos já sabem e conhecem a situação da educação do RN e do Brasil, mais ninguém nunca conseguiu expressar através da fala com tanta maestria, se fazendo entender tão bem a situação dos nossos professores. Parabéns pela sua atitude e pelo seu preparo como educadora.

Sou anluna do curso de Letras e estou no 5º período com o sonho de ser um dia Professora. Isso mesmo, Professora, uma profissão que hoje em dia pouquíssimas pessoas querem exercer, por terem vergonha do salário que é pago, da precariedade das Escolas e principalmente do descaso do poder Público. Ouvimos diariamente em sala de aula o quanto é importante ser um mediador, dar aulas diferentes para os alunos, estudar e se especializar sempre etc. Porém não nos mostram todas as dificuldades que enfrentaremos futuramente ao exercer essa profissão. Existe uma propaganda do Governo Federal incentivando os jovens a escolherem essa profissão para si, mas não mostram os meios para que isso aconteça, ne mos benefícios e garantias que teremos ao tomar essa decisão. Contudo, fico pensando se devo ou não prosseguir com meu sonho de ensinar e mudar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens desse Brasil. O relato da professora Amanda serve como reflexão para este questionamento. Gostaria que nossas Autoriades nos ouvissem mais e comessassem a mudar e melhorar a educação de nosso Município, nosso Estado e da União, pensando não só nas Escolas, enquanto espaço físico, mas nos alunos e principalmente nos Professores, que são os “transformadores de cabeças pensantes”, ou seja que mediam o conhecimento entre seus alunos.

parabéns a fala desta professora, assim se transforma a sociedade, e a realidade. Lembro que esse discurso vale para todo o país, aqui no RS a nobre ex governadora e professora, pasmem, se colocou contra o piso nacional, se ainda fosse para aumentá-lo, tudo bem, mas, ao contrário, era questão de honra para ela deixar a categoria dos professores a mingua. Junto com os deputados estaduais de sua base aliada claro. Continuemos na luta, abraços a todos .

Confesso que ainda estou emocionado com as palavras sinceras dessa baixinha. Ela é um fenômeno nas redes sociais não pela sua eloquência, nem pela beleza de suas palavras, mas, porque ao contrário dessa classe desavergonhada(os políticos), usou toda sua sinceridade, toda sua emoção, para falar da opressão histórica vivida pelos trabalhadores em educação. Naquele pulpito não havia um demagogo, quem lá estava era uma simples professora que com sua fala mansa e seu improviso, próprio dos Homens sinseros, conseguiu calar os poderosos que alí estavam. Tenho doze anos como profissional em educação e jamais havia participado de uma greve, apesar de o meu salário ser um dos menores da categoria, no entanto, a fala daquela jovem professora me fez mudar de idéia quanto aos movimentos grevistas. Hoje sou mais um dos que lutam por dignidade, mais um dos que se rebelam contra um sistema indiferente ao que acontece na educação deste país. Estou em greve! peço aqueles que ainda não se deram conta da sua responsabilidade e da sua importância nesse movimento, que o façam agora. Todos temos uma Amanda dentro de nós. libertem-na! e marchem como nós para vivenciar uma educação mais justa e eficaz. Obrigada Amanda por ter me feito chorar!

A prof. Amanda Gurgel é uma das poucas pessoas corajosas que não
temem retaliações e que fala tudo aquilo que o resto do Brasil gostaria de falar .
Parabéns pela ousadia .
Osasco SP

“Muito bem articulada, inteligente, firme, porém, de forma suave, mansa, a Prof. Amanda denuncia o sucateamento da Educação em nosso país. Em momento algum, ela é ríspida ou ofensiva. ”

PARABÉNS AMANDA GURGEL – deu um tiro usando a palavra no peito dos politcos de nosso país, os quais sucateiam cada ano que passa ainda mais a educação no nosso país.

SEM COMENTÁRIOS! É UMA SÍNTESE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL.
NOSSOS POLÍTICOS NÃO ESTÃO NEM AI PRA EDUCAÇÃO E TAMBÉM PRA SAÚDE E ETC. ELES PREFEREM UM POVO ANALFABETO E IGNORANTE PARA NÃO SEREM COBRADOS. PARABÉNS PROFESSORA AMANDA GURGEL, VOCÊ RESUMIU TODO SOBRE A EDUCAÇÃO NESTE PAÍS.

A professora de Língua Portuguesa Amanda Gurgel ficou subtamente reconhecida nos meios cibernéticos por dizer coisas que todos já sabem, mas de modo diferente. O vídeo que compartilho também em meu Blog http://inteligenciaparaavida.blogspot.com/, demonstra não apenas o conteúdo caótico do cenário da educação brasileira, mas a forma indignada, esfervecida e contagiante com que a professora comunica seu protesto. Enquanto políticos despreparados nadam em rios de dinheiro, nossas Amandas são vilipendiadas pelo Estado e desrespeitadas por aqueles que deveriam defender uma educação de qualidade. Não há muito o que acrescentar ao discurso de Amanda, senão enaltecer sua clareza, objetividade e maneira respeitosa com que conduz seu discurso, muito diferente, aliás, das falácias politiqueiras que procrastinam o que deveria ser prioridade nacional: Educação de qualidade.
Isso significa investir nos professores e em estruturas funcionais; tornar a educação algo mágico, dinâmico e atraente. Reconhecer aqueles que cultivam a arte de ensinar, dar dignidade ao professor e fomentar nas futuras gerações de educadores um senso de excelência para o ensino. O exercício do magistério precisa migrar de obstáculo para privilégio. Tornar a profissão do professorado concorrente tem haver com boa formação do profissional, reciclagem e INVESTIMENTO – isso inclui salários mais dignos ao invés das migalhas fornecidas pelos governos. Quando a educação for uma prioridade, os governos investirão mais no professor do que no Carnaval, por exemplo.
Aqueles que fornecem o esforço, saúde e talento em prol da educação como Amanda, calam os discursos infrutuosos e embrulháveis dos representantes políticos. Não há mais espaço para o silenciar aqueles que batalham na linha de frente a favor da educação. Amanda Gurgel – guardem esse nome e divulguem suas palavras denunciantes.
Parabéns à transparência e seriedade deste Blog.
Leia mais em: http://inteligenciaparaavida.blogspot.com/

CHEGA DE FENÔMENOS NO FUTEBOL E NAS PASSARELAS, É HORA DE ACORDAR O POVO PARA SE ENCANTAR COM AS ESTRELAS QUE BRILHAM NAS SALAS DE AULA, VERDADEIROS HERÓIS, MÁGICOS QUE SOBREVIVEM AO DESCASO, ÀS CILADAS, AO DESRESPEITO DOS NOSSOS GOVERNANTES E AO CAOS DAS ESCOLAS QUE MAIS PARECEM “TERRA DE NINGUÉM” QUE UMA PONTE PARA O VERDADEIRO CONHECIMENTO.

FAÇO AQUI UM LEMBRETE AOS OUTROS PROFISSIONAIS, TODOS VOCÊS JÁ FORAM ALUNOS, E COMO TAIS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE SEREM ORIENTADOS POR MUITOS DE NÓS PROFESSORES. HOJE PRECISAMOS DA SUA GENEROSA GRATIDÃO, DO SEU APOIO PARA QUE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NÃO SE AFUNDE AINDA MAIS NESSA POÇA DE LAMA CHAMADA IGNORÂNCIA.

PAIS E ALUNOS SEJAM NOSSOS COMPANHEIROS NESTA LUTA! VAMOS APLAUDIR DE PÉ A PROFESSORA AMANDA. LEIAM, ASSISTAM AO VÍDEO DELA E NOS AJUDEM A DIVULGÁ-LO.

JUNTOS “NÓS PODEMOS MAIS…” .

Parabéns pela tua fala!
Talvez tenha feito o minimo necessário, que os professores de hoje não sabem fazer.
Falar sobre a realidade do professor brasileiro. É muito simples dizer no sentido exato do que é.
Mas como ex-professor tenho percebido que os que tem emburrecido, são os próprios professores e não os alunos.
Pela sua fala…serena…real…e não massificada pelos sindidcatos, soube em um momento sentido e literalmente já explodido pelas falácias dos governantes que tentam a todo momento mascarar a realidade da vida do professor…exemplificar por dados estatisticos surreais, e não reais o que acontece com o dia a dia do professor/aluno, em escola pública, inconsistente e surreal como eles querem e encaminham para midia…os seus dados imperialistas e como não gostaria de dizer…BRASIL COLÔNIA ETERNO! pois assim continuamos na defensiva do obejto…ou abjeto chamado donos do poder.
Obrigado PROFESSORA, pois voce conseguiu enviar para o mundo o que a muitos 15 ou 20 anos os “PROFESSORES”, pararam de fazer…mostrar a cara e dizer a verdade.
Desculpe a minha fala…eu tenho pena dos PROFESSORES, pois não ensinam mais a pensar em conjunto…conjunto da classe…é uma pena.
PREFEREM ESPERAR QUE O SINDICATO DOMINEM SUA CLASSE…OBRIGADO POR VOCE EXISTIR…SERÁ QUE TEM MAIS COMO VOCE!

LUTAR É PRECISO…DEIXAR DE SER COLÔNIA JÁ PASSOU DO PRECISO.
O BRASIL É LINDO E MARAVILHOSO… MAS SÓ É POSSIVEL QUANDO DEIXAR DE SER INCULTO…ISTO É O QUE ME DEIXA INFELIZ!
SER PROFESSOR E NÃO ATUAR NA EDUCAÇÃO DO TODO.

TENTEI FAZER DAS MINHAS PALAVRAS…PALAVRAS SIMPLES PARA ENTEDERMOS MELHOR O QUE ESTÁ DITO.

OBS: Se a midia fosse amiga, fariamos juntos um Pais melhor, pena que é conjunto com a cúpula!

PAREI DE PROFESSOR PELA BURRICE DOS QUE ENSINAM.

Celso M. Oliveira
Filósofo e ex-educador.

A professora de português Amanda Gurgel aproveitou a fama repentina para divulgar uma campanha para o aumento da parcela do PIB dedicada à educação. Amanda pediu que os usuários do twitter postassem uma mensagem com a hashtag #dezporcentodopibja. A solicitação surtiu efeito, já que a hashtag esteve nos top trends (palavras mais postadas) do site neste domingo. Em média, três pessoas publicam a mensagem por minuto. A intenção é aumentar a parcela do PIB para dez por cento destinados à educação. Amanda também convocou as pessoas para um ato público nacional no dia 31 de maio. Segundo ela, a manifestação começará pela internet e os detalhes serão decididos de forma coletiva, através da rede.

Um comentário:

  1. Olá

    Estes dias encontrei
    um texto meu
    publicado
    neste maravilhoso
    espaço de sentimentos,
    e hoje passei
    para agradecer.

    Quem se alimenta das
    minhas palavras,
    dá sentido a minha vida.

    Obrigado.

    Que as estrelas
    sempre brilhem em teu olhar.

    ResponderExcluir