segunda-feira, 9 de maio de 2011

FRASES E PENSAMENTOS QUE GOSTO





"O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender; que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança. Mutabilidade, dependência de um processo antes que de um conhecimento estático, eis a única coisa que tem certo sentido como objetivo na educação, no mundo moderno."
Rogers, 1972



"Insanidade é continuar a fazer as coisas da mesma
forma e esperar um resultado diferente”
Albert Einstein

"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes." Oscar Wilde


Cristo, nosso Mestre, há muito já nos convidava para uma mudança contínua em busca de Paz, Harmonia, União e Fraternidade. Está aí a chave para vivermos melhor!!!
Nesta Páscoa, que bom seria se nos propuséssemos a, todos os dias, mudar gradativamente, procurando sentir o valor verdadeiro da Vida, que se apresenta a todos nós.

É tudo muito simples!!!

Que todos nós iniciemos nossa busca por este crescimento, fazendo que a Páscoa seja mais que o símbolo de um dia e se transforme numa forma de Vida Nova para toda a humanidade!!!

Feliz Páscoa para todos!!!!!


Todos nós buscamos adquirir bens para motivar nossa felicidade. Até que em um determinado momento da vida, começamos por perceber que nós, é que fazemos as mudanças internas.
Cristo nosso mestre há muito já nós convidava para uma mudança continua em busca de Paz, Harmonia, União e Fraternidade. Está ai a chave para vivermos melhor.
E nesta Páscoa, que bom seria se nos propuséssemos a todos os dias mudarmos gradativamente.

Procurando sentir o valor verdadeiro da vida, que se apresenta a todos nós,
é tudo muito simples. Desejo que todos nós iniciemos nossa busca por este ideal, deixando que a Páscoa seja mais que o símbolo de um dia e se transforme numa forma de vida para toda humanidade.

“Sempre que precisar de um estímulo, olhe para trás e veja todas as suas conquistas!!!" Rosemary Araújo


“A pessoa feliz é aquela que consegue saborear plenamente o instante que detém nas mãos.”
Anônimo

Este ano provavelmente você enfrentará muitos desafios e com sua coragem para transpor obstáculos, obterá muitas conquistas e vencerá.


Amizades são feitas de pedacinhos.
Pedacinhos de tempo que vivemos com cada pessoa.
Não importa a quantidade de tempo que passamos com cada amigo, mas a qualidade do tempo
que vivemos com cada pessoa.
Cinco minutos podem ter uma importância muito maior do que um dia inteiro...

A resposta é uma só: a consciência de sua missão nesta vida. Quando você tem a consciência de que, através do seu trabalho, está realizando sua missão, você desenvolve uma força extra, capaz de levá-lo ao cume da montanha mais alta do planeta. Infelizmente, muita gente se perde nesta viagem e distorce o sentido de sua existência, pensando que acumular bens materiais é o objetivo da vida. E quando chega ao final do caminho percebe que o caixão não tem gavetas e que só vai poder levar daqui o bem que fez às pessoas.

Deus, autor da vida. Estamos juntos em oração. Juntos como determinaste. E juntos sentimos a Tua presença e consagramos esse novo ano. E juntos pedimos-Te que possamos ser fiéis à vocação que nos foi confiada.Que neste novo ano, Senhor, nos lembremos da vocação de ensinar. Que sejamos tocados pelo Teu amor, para que possamos partilhar amor. Que estejamos entusiasmados, cientes do sublime papel de tocar a alma e de ajudar o aluno a entender que vale a pena aprender, e aprender sempre, para que sejam, ao mesmo tempo, mais sábios e mais humildes.Que neste novo ano, Senhor, os alunos estejam mais receptivos. Que se abram para a eterna novidade da vida, da amizade, do amor. Que nas salas de aula, o Teu espírito esteja presente, tocando no coração de todos nós, sem distinção. E que a carência que vem de famílias ausentes seja amenizada nestes espaços de luz.Que, neste novo ano, cada funcionário se regozije de sua missão. Que ninguém se sinta diminuído, e que o respeito seja o guia de cada relação. Que a arrogância não encontre eco nesses espaços. Que a prepotência dê lugar ao olhar singelo de todos que precisam aprender. E Tu sabes, Senhor, que todos, sem distinção, precisam aprender.Que, nessa escola, um clima de harmonia possa reinar. Que cada canto e recanto seja abençoado. Que os acidentes sejam pequenos e não retirem o sorriso e o encanto das pessoas que aqui vêm para exercitar a arte e a missão de construir a felicidade. Que sejamos todos acolhedores e nos sintamos todos acolhidos por estarmos juntos, aqui.Que os pais possam estar mais presentes. Que se lembrem de que são os primeiros educadores e que não podem relegar à escola o seu papel de condutores de toda a vida. Que os pais se amem. Que a violência não encontre guarida na casa dos nossos alunos. Que a serenidade vença a agressividade, e que o amor jamais tire folga.Senhor, abençoa este novo ano letivo! Queremos renovar nossa fidelidade ao Teu chamado. Queremos renovar nossa disposição de viver a vida a serviço de uma grande causa, da causa do amor. E que o amor, esse sentimento divino e humano, esse sentimento que sintetiza Tua essência, nossa essência, seja a razão de estarmos aqui. GABRIEL CHALITA(Educar em Oração)

Escritor Neidson Rodrigues que diz: A educação é do tamanho da vida! Não há começo. Não há fim. Só há travessia. E, se quisermos descobrir a verdade da educação, terá que ser descoberta, no meio da Travessia. “tenho a certeza que posso contar com o empenho e dedicação de todos para conseguirmos fazer esta travessia com sucesso”.


"Escola é...
o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, O coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se,
ser feliz." (“A Escola”, poema de Paulo Freire)

Esperamos que 2011 possa ser um ano produtivo e de muita conquista para todos.
Que ocorram muitos momentos de sucesso para todos nós neste ano de 2011!


/\___/\
(=~_~=)
.*•.¸¸.•*
.¸.•**•.¸.•*¨) ¸.•*¨)
.(")__(")


Meu Deus, dá-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar o que está ao meu alcance e sabedoria para que eu saiba a diferença entre ambas."


"Tenta te orientar pelo calendário das flores, esquece, por um momento os números, a semana, o dia do teu nascimento. Se conseguires ser leve, aproveita, enche tuas malas de sonho e toma carona no vento." - Fernando Campanella -

"Todos os erros são desafios. E é aceitando e vencendo os desafios que continuamos vivos."
Autor Desconhecido

"Um homem pode ter sucesso em quase tudo que lhe desperte ilimitado entusiasmo." Charles M. Schwab

"Se você tem qualquer mágoa de véspera, comece o dia à maneira do sol, esquecendo a sombra e brilhando de novo." Provérbio tibetano.

"Que a vossa esperança não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus."
1 Coríntios 2:5 São Paulo

"Atingimos a maturidade quando somos capazes de entender que não é verdade que haja duas opiniões no mundo: a minha e a errada. Há, sim, com enorme freqüência, duas opiniões: a minha e a do outro. "
P. Gaudêncio

"No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente." Provérbios 10:19

"O ser humano deve ser sempre fim e nunca meio, um sujeito e não um objeto, e tampouco um produto comercial." João Paulo II

"Todas as misérias verdadeiras são interiores e causadas por nós mesmos. Erradamente julgamos que elas vêm de fora, mas nós é que as formamos dentro de nós, com a nossa própria substância". Jacques Anatole France, poeta e romancista francês

"O que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo". Clarice Lispector

"Jamais tardemos a passar da oração a ação, pois toda ação deve ser conseqüência e continuação da própria oração". Mensagem do Francisquinho

"Comece fazendo o necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível" Francisco de Assis

" Nos momentos de crise, só a inspiração é mais importante que o conhecimento !" Albert Einstein

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Fernando Pessoa

"É graça divina começar bem.Graça maior persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca."
Dom Hélder Câmara

"Aprendemos a voar como pássaros, e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos." Martin Luther King

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele" Jesus Cristo (Jo 6, 54-55)

"Se eu passar por ti e não sorrir lembre-se é o dia que mais preciso do seu sorriso" Autor Desconhecido. Oferecimento do Itamar.

"Se alguma solidariedade conjunta pode salvar nossa América do colapso econômico e social a que o primeiro mundo e seus mecanismos nos condenam, ela seria a vontade conjugada,
latino-americanamente unida, de não pagar a dívida externa". D. Pedro Casaldáliga

" Se não houver frutos
valeu a beleza das flores...
Se não houver flores,
valeu a sombra das folhas...
Se não houver folhas,
valeu a intenção da semente."
Henfil


Este alerta está colocado na porta de um espaço terapêutico.

O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza
O coração enfarta quando chega a ingratidão.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.

Preste atenção!

O plantio é livre, a colheita, obrigatória ... Preste atenção no que você esta plantando, pois será a mesma coisa que irá colher!!

"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses." (Rubem Alves)

“Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana" Carlos Drummond de Andrade

"A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam." Leonardo Boff

“Quando vejo uma criança, ela me inspira dois sentimentos; ternura pelo que ela é, respeito pelo que poderá ser“. Jean Piaget

A cada dia que vivo a educação, mas tenho certeza, que o verdadeiro papel de um professor ou professora, é promover o encontro entre a vida e o sentido desta vida. Mestres que descobrem esta certeza, aprendem a ser eternos na vida de seus alunos e alunas. (Texto de Aluísio Cavalcante Jr)

Deficiências

"Deficiente" É aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" É quem não procura ser feliz.

"Cego" É aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.

"Surdo" É aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.

"Mudo" É aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" É quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" É quem não consegue ser doce.

"Anão" É quem não sabe deixar o amor crescer. Muito bom não acham?
retirado do Blog http://falandodaeducacao.blogspot.com

Identifique e abandone todos os pesos que o impedem de voar. Seja leve e desafie a lei da gravidade. (Brahma Kumaris)

"Hoje procuro a serenidade, sabendo que quando estou serena, posso me tornar eu mesma, mais inteira e mais apaixonada" Do livro: Coragem para mudar.

Leve os jovens a enxergar os singelos momentos, a força que surge nas perdas, a segurança que brota no caos, a grandeza que emana dos pequenos gestos!!!" (Augusto Cury)

Há alguns anos atrás, num dia igual a este e que me parece tão próximo, recebi você nos meus braços.
Pequeno e indefeso, chorãozinho e carente de carinhos.
Foi um dia de grande alegria.
Depois lhe vi crescer como um galho que estende os braços para fora do tronco mãe.
Agora, você é um homem independente, realizado profissionalmente,
na busca de suas conquistas , fincando os alicerces de uma nova árvore.


A vida é assim, segue sempre em frente, ela não volta – caminha.
Desejo, filho, que seus caminhos sejam sempre percorridos sem quedas, sem desatinos;
Que o sucesso esteja sempre na luz que lhe ilumina;
Que seus objetivos sejam eles profissionais ou afetivos sempre se realizem;
Que o mundo lhe sorria com sua benevolência, que seus amigos sejam sempre os melhores amigos lhe amparando e lhe recebendo todas as vezes que precisar deles.
Que os ramos da árvore da vida que você planta agora lhe produza frutos saborosos e dos quais você se orgulhe de os haver plantado.


Você, filho, está hoje distante fisicamente, mas em espírito mora aqui dentro do meu coração e todos os dias e todas as horas a sua lembrança ainda corre por todos os cômodos do nosso lar onde você cresceu, se tornou gente, se tornou homem.

Filho, receba os abraços e beijos de sua mãe e de seu pai cheios de saudades desejando os mais sinceros

PARABÉNS NESTA DATA QUERIDA
Amamos você!!! Isto é tudo que podemos lhe dizer.
amamos você e lhe desejamos tudo de melhor que a vida possa dar.
Que Deus esteja sempre em seu caminho e estará assim muito bem acompanhado

Jovem filho que veio ao mundo para me fazer feliz
O dia de hoje é especial, é o dia do seu aniversário
Realize todos os seus sonhos é o que te desejo
Garra e dinamismo seja o leme de suas conquistas
E que siga seu caminho com saúde, felicidade e sucesso.

Lute sempre de cabeça erguida e com justiça
Um brinde cheio de amor em comemoração a este dia
Iniciando a sua vida caminhando com seus próprios passos
Zelo para que Deus te ampare e proteja em todos os momentos.

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"

Moda perigosa nas escolas!!!
Dois garotos se destacam num animado grupinho uniformizado de alunos de uma Escola Municipal (Cidade Nova). Os estudantes ostentam, em seus pescoços, grossos cordões com réplicas de revólveres e fuzis sob as formas de pingentes de prata ou mesmo de plástico.

A cena, flagrada pelo EXTRA, é reveladora: estudantes fazendo apologia às armas utilizadas por traficantes nas redondezas do colégio localizado próximo a quatro unidades da polícia.

Sem motivo
Enquanto muitos de seus colegas carregam nos pulsos as ingênuas e coloridas pulseirinhas do “rebolacion”, X., de 13 anos, sustenta na altura do peito, próximo ao símbolo da prefeitura no uniforme, a miniatura de um fuzil AR-15.
—Moro em uma comunidade carente, mas uso só (o pingente) para brincar. Na escola, eu ponho o pingente para dentro da camisa. Quando saio, coloco para fora — contou o estudante.

"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor" (Madre Teresa)

Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz. Madre Teresa de Calcutá

“O que você faz, eu não posso fazer.
O que eu faço, você não pode fazer.
Mas juntos eu e você podemos fazer alguma coisa grande.”

Nunca desanimes embora venham ventos contrários" é a frase de Madre Paulina

“Começar não é apenas um tipo de ação. É também um estado de espírito, um tipo de trabalho, uma atitude, uma consciência. ”

“A admiração começa onde acaba a compreensão.” (Charles Baudelaire)

“Há imensas pessoas que confundem a imaginação com a memória.” ( Josh Billings )

“Não é apenas o cérebro que importa, mas as coisas que o orientam: caráter, coração, generosidade, idéias”. (Fiodor Dostoievsky).

“O que me preocupa não é o barulho dos maus, mas sim o silêncio dos bons”. (Albert Einstein)

“O temor saudável provem da fé – o temor errôneo provem da dúvida.”
( Blaise Pascal )

“Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros”. (Confúcio)

Não se pode ensinar tudo a alguém,pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo o caminho. Galileu

O que me preocupa não é o barulho dos maus, mas sim o silêncio dos bons. (Albert Einstein)

Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.
(Leonardo da Vinci)

A EDUCAÇÃO É UM MUNDO SEM FRONTEIRAS EM QUE APRENDEMOS, MAS A CAMINHADA É DE CADA UM E NÃO TEM ATALHOS. (Luiz Carlos de Menezes)
Incluir é permitir a acessibilidade e a participação de todos na sociedade.
Faça parte desse mundo de possibilidades!!

Um livro e como uma janela. Quem não o lê, é como alguém que ficou distante da janela e só pode ver uma pequena parte da paisagem. Kahlil Gibran

Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço. Gabriela Mistral (poetisa)

"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar." (Monteiro Lobato)

Ah! Tu, livro despretencioso, que, na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu, pelo qual se encantou, e, sem figuras, sem extravagâncias, esqueceu as horas, os companheiros, a merenda... tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal. Cecília Meireles

"Um dos momentos inesquecíveis da vida de qualquer criança é quando, pela primeira vez, ela junta uma letrinha, mais outra, e mais várias delas e começa a... ler! É uma conquista tão importante que será usufruída pelo resto de sua vida e abrirá, a cada dia, uma nova janela para o mundo." Maurício de Sousa

“Se quiser falar ao coração do homem, há que se contar uma história. Dessas que não faltam animais, ou deuses e muita fantasia. Porque é assim, suave e docemente que se despertam consciências”. (Jean de La Fontaine)

“Uma criança de dez anos que lê como quem respira, que gosta de ler, que lê como quem está usando mais um, além dos seus cinco sentidos, estará preparada pra receber toda a informação de que vai necessitar para enfrentar a vida” (Ziraldo.)

Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e, sempre que possível, fazer dele um amigo.
(Hermann Hesse)

O mundo é um belo livro, mas com pouca utilidade para quem não sabe ler." (Carlo Goldoni)

Para mim, a televisão é muito instrutiva. Quando alguém a liga, corro à estante e pego um bom livro para ler. (Groucho Marx)

"O livro é um pássaro com mais de cem asas para voar." (Ramón Gómez de la Serna)

Guimarães Rosa me disse uma coisa que jamais esquecerei, tão feliz me senti na hora: disse que me lia "não para a literatura, mas para a vida" -( Clarice Lispector.)

O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler.
Mark Twain

Um livro e como uma janela. Quem não o lê, é como alguém que ficou distante da janela e só pode ver uma pequena parte da paisagem. (Kahlil Gibran)

Você não precisa queimar livros para destruir uma cultura. Basta fazer com as pessoas parem de lê-los.”Mahatma Gandhi, (1869-1948)

Um livro que não suporta duas leituras não merece nenhuma. ( J.L.M.Descalzo)

“Os prazeres da leitura são múltiplos. Lemos para saber, para compreender, para refletir. Lemos também pela beleza da linguagem, para nossa emoção, para nossa perturbação. Lemos para compartilhar. Lemos para sonhar e para aprender a sonhar (há várias maneiras de sonhar...). A melhor maneira de começar a sonhar é por meio dos livros...”
José Moraes - Escritor

“Uma criança sem livros é um prenúncio de um tempo sem idéias”.
Maria Dinorah – Professora e escritora

“Contem muitas histórias para as crianças, desde pequeninas”. Emília Ferreira

“Computadores não substituem livros”. Bill Gattes

“A literatura melhor é a que as crianças lêem com prazer”. Cecília Meireles

“Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias”.
Fanny Abramovich

Ler é bom demais! A gente aprende a ler a vida e a recriá-la.

"A leitura amplia e integra os conhecimentos. Quem lê, constrói sua própria ciência; quem não lê, memoriza elementos de um todo que não se atingiu."
(RUIZ, J. A. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos)

A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê de mais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar. Albert Einstein

A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. Carlos Drummond de Andrade

A leitura engrandece a alma. Voltaire

Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos. É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler. Experimente! Assim sem compromisso,você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação! Clarice Pacheco

"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." André Maurois

"Poesia é quando uma emoção encontra seu pensamento e o pensamento encontra palavras." Robert Frost

"Se alguém te perguntar o que quiseste dizer com um poema, pergunta-lhe o que Deus quis dizer com este mundo...." Mario Quintana

"A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exactidão." Francis Bacon

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

"A leitura não deve ser mais do que um exercício para nos obrigar a pensar." Edward Gibbon

"É preciso fazer compreender à criança que a leitura é o mais movimentado, o mais variado, o mais engraçado dos mundos." Alceu Amoroso Lima

"Amar a leitura é trocar horas de fastio por horas de inefável e deliciosa companhia." John F. Kennedy

O verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê. (Mário Quintana)

A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo. (Joseph Addison)

A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê. (Malba Tahan)

Uma boa leitura dispensa com vantagem a companhia de pessoas frívolas.(Marquês de Maricá)

Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo. (Paulo Francis)

Só devemos escrever acerca daquilo que gostamos. (Ernest Renan)

O mais difícil não é escrever muito: é dizer tudo, escrevendo pouco. (Júlio Dantas)

Escrever é sempre esconder algo de modo que mais tarde seja descoberto. (Italo Calvino)

Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as idéias. (Pablo Neruda)

Escrever é estar no extremo de si mesmo. (João Cabral de Melo Neto)

É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão. (Cesare Pavese)

"Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la." Barbara Pletcher "


Mensagem ao professor- Madalena Freire


Estar vivo é estar em conflito permanente, produzindo dúvidas, certezas questionáveis. Estar vivo é assumir a Educação do sonho do cotidiano.
Para permanecer vivo, educando a paixão, desejos de vida e morte, é preciso educar o medo e a coragem.

Medo e coragem em ousar.
Medo e coragem em romper com o velho.
Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente.
Medo e coragem em construir o novo.
Medo e coragem em assumir a educação deste drama, cujos personagens
são nossos desejos de vida e morte.

Educar a paixão (de vida e morte) é lidar com esses dois ingredientes, cotidianamente,
através da nossa capacidade, força vital (que todo ser humano possui, uns mais,
outros menos, em outros anestesiada) e desejar, sonhar, imaginar, criar.

Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos, na busca permanente
da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa,
da felicidade a que todos temos direito.
Este é o drama de permanecermos vivos... fazendo Educação. Madalena Freire

O Professor Está Sempre Errado (Jô Soares)

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Precisa faltar, é um 'turista'.
Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu 'mole'.

É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele.
(fonte - Revista do Professor de Matemática, no.36,).


"Pai!
Eu não faço questão de ser tudo
Só não quero e não vou ficar mudo
Prá falar de amor
Prá você..." Fábio Júnior - "Pai

Quando penso em emoção,
assobio uma canção,
quando preciso acalmar meu coração,
e aprender uma nova lição...
Quando fala mais alto a voz da razão,
e tudo parece ruir ao chão...
É você quem me dá a mão!
O empurrão,
a certeza de que
viver ainda vale a pena, Não?
E assim, tenho certeza que
a criança aqui sou eu,
e que você é tão somente
o anjo,
com que Deus me abençoou!
Felizes sejam todos os teus dias,
amor da minha vida,
CRIANÇA BENDITA!
Silvana Cervantes

Este site traz diversos desenhos organizados em categorias para colorir. O artista poderá ser você. Além é claro de salvar os seus próprios desenhos coloridos.
Acesse aqui: http://www.minidibujos.com/

Desejo a todos os pais, mãe que é pai, e pro pai que é vovô, parabéns.

PAI-EXEMPLO

Ser pai é apenas ter filhos: um, dois, quatro ou mais? Não. Ser pai é muito mais. É uma arte feita de pequenos atos de heroísmo.

Ser pai é olhar para o pátio, com a cabeça recostada no batente da porta, e sorrir feliz com o jogo de “amarelinha” que as crianças disputam na calçada.
Ser pai é descer ao nível dos filhos e brincar com eles como criança, virar bicho, cabra-cega, cavalinho, galinha-d’angola e até jacaré que se arrasta.
Ser pai é passar a mão pelos cabelos da criança, dizendo-lhe uma frase de carinho sugerida pela emoção do momento.
Ser pai é abraçar, apertado, o filho na saída de casa e, depois, na chegada.
Ser pai é comprar um chocolate e trazê-lo de surpresa para os filhos que o esperam.
Ser pai é pedir ao filho que abra a boca para mostrar os dentinhos, e depois descobrir que precisam de retoques num dentista.
Ser pai é olhar para o termômetro às três da manhã, e sair com o filho nos braços em direção ao médico de confiança.
Ser pai é verificar as tarefas, e acompanhar a vida escolar dos filhos em reuniões pedagógicas.
Ser pai é renunciar na mesa de refeição, diante da televisão e mesmo momentos de diversão.
Ser pai é trabalhar com seriedade para que não falte nada em casa.
Ser pai é, às vezes, calar quando se tem o impulso de gritar.
Ser pai é conversar, quando as preocupações e o cansaço empurram para a acomodação num cantinho de silêncio.
Ser pai é sorrir, quando se tem vontade de chorar.
Ser pai é ouvir, quando a vontade é de falar.
Ser pai é desligar-se da televisão, quando os filhos têm algo a dizer.
Ser pai é observar as reações das crianças no dia-a-dia do seu crescimento.
Ser pai é ensinar a criança a admitir as próprias limitações e estimular sua boas tendências.
Ser pai é ensinar o respeito a todos os seres humanos, sem distinção de cor, raça, posição social, política ou religiosa.
Ser pai é valorizar a liberdade, e apresenta-la aos filhos como alimento do espírito.
Ser pai é estabelecer regras sem se deixar levar pela prepotência.
Ser pai é manter a dignidade diante da própria consciência para que os filhos compreendam a importância dos princípios morais.
Ser pai é inclinar a própria cabeça diante do sobrenatural, e conviver com os bens de consumo na sua dimensão de transitoriedade.
Ser pai, por fim, é muito mais uma questão de exemplo que de conversa. (Anônimo)

O grande homem é aquele que não perde o coração de criança.

"UM EXCELENTE EDUCADOR NÃO É UM SER HUMANO PERFEITO, MAS ALGUÉM QUE TEM SERENIDADE PARA SE ESVAZIAR E SENSIBILIDADE PARA APRENDER" (ALGUSTO CURY)

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Nelson Mandela
"O MELHOR PRESENTE É O MEU CARINHO, MEU AMOR E MINHA DEDICAÇÃO A ELE ENTREGAREI O MEU CORAÇÃO".

Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende e o que ensina. Cora Coralina


Professor,

As férias terminaram, porém agora é que vira a etapa mais difícil. A entrada em sala de aula, onde alunos com olhos irriquietos e anciosos estarão procurando saber quem é você e o que será capaz de lhes dar durante todo o ano letivo.

Procure fazer de seu aluno alvo de amor e dedicação.

É tarefa fácil quando temos no magistério o ideal de nossas vidas.

Amar a criança é aceitá-la em toda a sua plenitude, sendo carinhoso, porém firme em suas decisões, respeitando as diferenças de cada um.


Refletindo:


“Cada ESCOLA é uma escola,

Cada PROFESSOR é um professor,

Cada TURMA é uma turma,

Cada ALUNO é um aluno.

Que bom que assim seja!”

“Vamos por isso buscar o encontro dos nossos pontos comuns e CRESCER com a troca do diferente da cada um de nós”. Um ótimo retorno!



Sou um Professor...

Nasci no primeiro momento em que uma pergunta saltou da boca de uma criança.
Tenho sido muitas pessoas em muitos lugares.
Sou Sócrates, estimulando a juventude de Atenas para descobrir novas idéias usando perguntas.
Sou Anne Sullivan, tamborilando os segredos do universo sobre a mão estendida de Helen Keller.
Sou Esopo e Hans Christian Andersen, revelando a verdade por meio de muitas, muitas estórias.
Sou Darcy Ribeiro, construindo uma universidade a partir do nada no planalto brasileiro.
Sou Ayrton Senna, que transforma sua fama de herói esportista em recursos para educar crianças em seu país.
Sou Anísio Teixeira, na sua luta de democratização da educação para que todas as crianças brasileiras tenham acesso à escola.
Os nomes daqueles que exerceram minha profissão constituem uma galeria da fama da humanidade: Buda, Paulo Freire, Confúcio, Montessori, Emilia Ferreiro, Moisés, Jesus.
Eu sou também aqueles nomes e rostos que já foram esquecidos, mas cujas lições e cujo caráter serão para sempre lembrados nas realizações dos que educaram.
Já chorei de alegria em casamentos de ex-alunos, ri de felicidade pelo nascimento de seus filhos e me quedei de cabeça baixa, em dor e confusão, junto a sepulturas cavadas cedo demais para corpos jovens demais.
No decorrer de um dia já fui chamado para ser artista, amigo, enfermeiro, médico, treinador; tive de encontrar objetos perdidos, emprestar dinheiro, fui motorista de táxi, psicólogo, substituto de pai e mãe, vendedor, político e guardião da fé.
Apesar de mapas, gráficos, fórmulas, verbos, histórias e livros, na verdade não tive nada a ensinar aos meus alunos porque o que eles de fato têm de aprender é quem eles são.
E eu sei que é preciso um mundo para ensinar a uma pessoa quem ela é.
Eu sou um paradoxo.
Quanto mais escuto, mais alta se faz ouvir minha voz.
Quanto mais estou disposto a receber com simpatia o que vem de meus alunos, mais tenho para oferecer-lhes.
Riqueza material não faz parte dos meus objetivos, mas eu sou um caçador de tesouros, dedicado em tempo integral à procura de novas oportunidades para meus alunos usarem seus talentos e buscando sempre descobrir seu potencial, às vezes enterrado sob o sentimento do fracasso.
Sou o mais afortunado dos trabalhadores.
Um médico pode trazer uma vida ao mundo num só momento mágico.
A mim é dado cuidar que a vida renasça a cada dia com novas perguntas, melhores idéias e amizades mais sólidas.
Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos.
Um professor sabe que, se construir com amor de verdade, sua obra com certeza durará para sempre.
Sou um guerreiro que luta todos os dias contra a pressão de colegas, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância e a apatia.
Mas tenho grandes aliados: a inteligência, a curiosidade, o apoio dos pais, a individualidade, a criatividade, a fé, o amor e o riso.
Todos vêm reforçar minha trincheira.
E a quem devo agradecer pela vida maravilhosa que tenho senão a vocês, pais, que me honraram ao me confiar seus filhos, que são sua maior contribuição para a eternidade.
E assim tenho um passado rico em recordações.
Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e alegrias, porque me é dado passar todos os meus dias com o futuro.

Sou um Professor...

...e agradeço a Deus por isso Todos os dias de minha vida...


Um novo ano se inicia e com ele vem novas esperanças, uma vontade de começar de novo o que ainda não terminou, que bom que um dia alguém teve a idéia de criar um calendário e nele nos dá a oportunidade se sonhar, de recomeçar.
Até acreditamos em uma nova vida rsrsr mas isso é muito bom, porque diante dos velhos problemas acreditamos que algo novo irá acontecer, tentando apagar o que passou...
Desejo à todos meus colegas visitantes um NOVO ANO cheio de esperança...esperança em coisas boas, positivas, fé para crê no que parece muitas vezes impossível. Lembre-se que aquele que crê e busca na esperança a conquista de realização nunca estará estático frente a um problema, mas em meio a diversidade estará buscando o movimento da ação, da busca incesante de realizar-se.

Um abraço carinhoso e muita fé.....


“Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma" Jean Piaget
http://www.coisasfowfax.blogger.com.br/

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". (Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos." ( Monica Valéria ,minha amiga)

" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha" Cecília Meireles

“Contaram-me e Esqueci
Vi e Entendi
Fiz e Aprendi”
Confúcio

Quem pensa muito faz pouco. As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem. (Lilian Tonet)


Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...

Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo. (Sabedoria oriental)

"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias." Victor Hugo

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens" (Pitágoras)
“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem." (Kahlil Gibran, escritor indiano)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo." (Galileu Galieli, cientista italiano)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."
(Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."
(Paulo Freire, educador brasileiro)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê." (Voltaire, filósofo francês)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
(Cora Coralina, poetisa brasileira)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência." Augusto Cury

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca, filósofo romano - Epístolas )

"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las" (Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso."
(Albert Einstein)

"Tratai os bons com bondade e os maus com justiça" (Confúcio)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".
Paulo Freire

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. (Rubem Alves)

O pensamento do filósofo romano Sêneca que viveu antes de Cristo, me toca muito: "NÃO HÁ ENCANTO EM POSSUIR ALGO QUE NÃO SEJA COMPARTILHADO" e o nosso Quintal sempre é cedido para Encontro de Escola, de Igrejas e Festivas do Rotary. Minha família continua sendo o meu maior tesouro.

Que o teu orgulho e objetivo consistam em pôr no teu trabalho algo que se assemelhe a um milagre. Leonardo da Vinci

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)


Meus valores
ESCALA DE VALORES

Tente imaginar-se organizando a “vitrine”, ou mesmo a “sala de troféus” da sua vida. Lembre-se de detalhes de sua infância, da adolescência, juventude, início da carreira profissional, início da vida amorosa...Quais “produtos ou conquistas” seriam colocadas nos lugares superiores?

É claro que os “valores da sua vida” foram sendo substituídos por outros com o passar dos anos, com alterações da sua vida econômica, questões regionais, sociais e de maturidade, não é mesmo?

Tente, por exemplo, abordar uma criança de 4 anos que esteja entretida com seu brinquedo predileto e propor a troca do mesmo por uma escritura de imóvel. OK, ela é uma criança, no entanto, naquele momento, seu brinquedo vale muito mais do que qualquer outra oferta.

Convença um adolescente a dormir cedo, não ir à “balada”, não ficar no MSN ou Orkut, etc. para focar na construção de sua futura carreira. Lógico que ele sabe da importância de sua futura carreira, mas, naquele momento, ele está sofrendo tamanha transformação, tamanha “erupção hormonal” que outras situações acabam sendo priorizadas (ainda bem!!).

A escala de valores pode variar do mundo tangível, material para um mundo virtual, cultural, de experiências e vivências. Soube recentemente a história de um office-boy que comprou uma “camiseta” da marca Diesel em 12 PRESTAÇÕES!! Um ano para pagar uma camiseta!! Para ele, ter a tal camiseta é prioridade em sua escala de valores!! Conheço pessoas que não trocam de carro há alguns anos, no entanto, programam-se para “banhos culturais” no exterior a cada dois anos!! Outros têm fome de informação, de falar com pessoas interessantes...Até nos relacionamentos (principalmente) a escala de valores precisa ser considerada, compartilhada, planejada a dois e objetivada!!

Já pensou na SUA escala de valores?

No excelente livro do Dr. Drauzio Varella (“Por um Fio”), uma passagem marcou para sempre a minha vida. Trata-se de um momento, em que ele está visitando um executivo, já com um estágio bastante avançado de um tumor. Tudo era impressionante em sua casa: desde as duas Mercedes na garagem, decoração, equipamentos tecnológicos e um detalhe: o quarto em dois níveis, separados por três degraus. Durante a visita, um rapaz que trabalhava para o executivo, após ser orientado de seus afazeres e com algumas contas na não, saltou os três degraus em direção à porta. Tal gesto, tão comum para a maioria das pessoas, provocou o seguinte comentário do executivo: “Daria o que tenho para dar um pulo desses...”.

"É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado." (Madre Teresa de Calcutá)

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há." (Renato Russo)

"Ser profundamente amado por alguém nos dá força. Amar alguém profundamente nos dá coragem!" (Lao-Tsé)

"Ser profundamente amado por alguém nos dá força. Amar alguém profundamente nos dá coragem!" (Lao-Tsé)

A coisa mais importante que um pai pode fazer pelos seus filhos é amar a mãe deles." (Autor desconhecido)

"Sabe o que é a meia-idade? É a altura da vida em que o trabalho
já não dá prazer, e o prazer começa a dar trabalho." (Autor desconhecido)

"Não caminhe na minha frente; eu não posso seguí-lo. Não caminhe atrás de mim; eu não posso conduzí-lo. Apenas caminhe a meu lado e seja meu amigo." (Albert Camus)

"Na prosperidade é muito fácil encontrar amigos, na adversidade não há nada mais difícil." (Epiteto)

"Celebrar a vida é somar amigos, experiências e conquistas, dando-lhes sempre algum significado." (Autor desconhecido)

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.” Sun Tzu de A Arte da Guerra.

Bill Gates e as coisas que você não aprenderia na escola

Regra 1: A vida não é fácil – acostume-se com isso.
Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
Regra 3: Você não ganhará US$ 40,000 por ano assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
Regra 4: Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
Regra 5: Fritar hambúrgueres não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso – eles chamam de oportunidade.
Regra 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles.
Regra 7: Antes de você nascer seus pais não eram tão chatos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você falar o quanto você mesmo era legal. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
Regra 8: Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real.
Regra 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudarão a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
Regra 10: Televisão NÃO É vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a cafeteria e ir trabalhar.
Regra 11: Seja legal com os “Nerds”. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." ( Friedrich Froebel )


“Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto.” Albert Einstein

“Eu não me envergonho de corrigir meus erros e mudar as opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender.” Alexandre Herculano

“O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.” Peter Drucker.

Nossas atitudes e nossas escolhas na vida são como bumerangues: vão e voltam! Muitas vezes, reclamamos do que acontece nas nossas vidas, mas esquecemos de refletir antes de tomarmos as decisões. As consequências virão, certamente. FRASES COM IMAGEM3

A sabedoria não cria o gênio, mas oferece-lhe, por vezes, oportunidade para se revelar."
Norman Cousins
A educação é parte dos investimentos que uma sociedade faz ...em seu próprio futuro. A produtividade dos trabalhadores qualificados agrega mais valor do que os que não tiveram instrução.


Musica para pensar...

Poucas bandas no mundo fazem musicas com letras inteligentes...
Não somente musica, mas sim uma poesia cantada.
Mestres como Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Renato Russo, dentre muitos outros que temos na musica brasileira faziam/fazem isto...
Os Los Hermanos são a atualidade...
4 CDs lançados, todos muito bons e com musicas realmente fantásticas...
Se voce não conhece, não perca mais tempo: www.loshermanos.com.br, no site da pra ouvir todas as musicas...

Vou colocar aqui a letra de uma musica que considero perfeita...seria um dialogo entre um Velho e um moço, ou a mesma pessoa em momentos distintos da vida? As musicas dos Los Hermanos não tem uma interpretação correta, cada um entende e tira suas próprias conclusões... A liberdade que eles deixam para o publico de interpretar as canções é uma coisa fantastica... Procure no orkut a comunidade "Analisando Los Hermanos" que voce vai ver muitas pessoas discutindo sobre as letras, cada um com uma opinião diferente da outra...

Bom.. Chega de papo... Aqui vai a letra:


O Velho E O Moço
Letra: Rodrigo Amarante

Deixo tudo assim
nao me importo em ver
a idade em mim
ouço o que convém
eu gosto é do gasto

Sei do incomodo
e ela tem razão
quando vem dizer
que eu preciso sim
de todo o cuidado

E se eu fosse o primeiro
a voltar pra mudar
o que eu fiz
quem então agora eu seria?

Ahh tanto faz
e o que nao foi nao é
eu sei que ainda vou voltar
mas eu quem será?

Deixo tudo assim
nao me acanho em ver
vaidade em mim
eu digo o que condiz
eu gosto é do estrago

Sei do escandalo
e eles tem razão
quando vem dizer
que eu nao sei medir
nem tempo e nem medo

E se eu for o primeiro
a prever e poder
desistir do que for da errado

Ahhh olha se nao sou eu
quem mais vai decidir
o que é bom pra mim
dispenso a previsão

Ahhh se o que eu sou
é tambem o que eu escolhi ser
aceito a condição

Vou levando assim
que o acaso é amigo
do meu coração
quando falo comigo
quando eu sei ouvir...



• Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. Paulo Freire

• Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina. Paulo Freire

• Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. Paulo Freire

• Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes. Paulo Freire

• "A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige permanente busca. Busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz. Ninguém tem liberdade para ser livre: pelo contrário, luta por ela precisamente porque não a tem. Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão." Paulo Freire

• "O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores" Piaget

• "A educação deveria ser a coisa mais agradável que existe, pois envolve a construção de nossa vida, daquilo que gostaríamos de ser. É um crime a escola ter se tornado chata, enfatizando aprendizados que nada têm que ver com a vida." Eduardo Chaves

Sobre o professor:
"Ele deve ser capaz de observar, analisar, tirar proveito das experiências, organizar as idéias, debater, pesquisar, questionar-se. São as competências que todo professor supostamente tem; o que falta é aplicá-las na própria ação." Perrenoud na Nova Escola
• "Vejam bem: a nota verifica, não avalia." - Vicente Martins

Pra Pensar
Cada capítulo do livro virtual traz um cantinho "Pra pensar", aqui você encontra todos os pensamentos reunidos.
Capa - Rubem Alves

"Sobre os vestibulares:
Se eu fizer os exames vestibulares, não passarei.
E se o novo reitor da UNICAMP fizer os vestibulares, não passará.
Se o Ministro da Educação fizer os vestibulares, não passará.
Se os professores das universidades fizerem os vestibulares, não passarão.
Se os professores dos cursinhos que preparam os alunos para passar nos vestibulares fizerem os vestibulares, não passarão (cada professor só passará na disciplina em que é especialista...).
Se aqueles que preparam as questões para os vestibulares fizerem os vestibulares, não passarão.
Então me digam, por favor: por que é que os jovens adolescentes têm de passar no vestibular?
Os vestibulares são um desperdício de tempo, de dinheiro, de vida e de inteligência.
Passados os exames, a memória (inteligente) se encarrega de esquecer tudo
A memória não carrega peso inútil. "

"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores" Piaget

"A educação deveria ser a coisa mais agradável que existe, pois envolve a construção de nossa vida, daquilo que gostaríamos de ser. É um crime a escola ter se tornado chata, enfatizando aprendizados que nada têm que ver com a vida." Eduardo Chaves

"Mesmo que se admita a possibilidade de que o ensino pode resultar na aprendizagem de algumas coisas, o ensino, como é entendido no contexto da educação tradicional, produz, nos alunos, a maior parte das vezes apenas um "tomar ciência", um "ficar sabendo" - não aprendizagem." Eduardo Chaves

NÃO ESPERE....

NÃO ESPERE FICAR DE LUTO

NÃO ESPERE SER AMADA...

NÃO ESPERE UM SORRISO...

NÃO ESPERE PARA AMAR

NÃO ESPERE PARA COMEÇAR A TRABALHAR

NÃO ESPERE PARA ENTÃO SE APAIXONAR

....PARA SE LEMBRAR DE CONSELHO

...para perceber o quanto éh fragil a viida

...Para reconhecer o valor de quem esta do seu lado

...Para reconhecer quem hoje éh imporetante na sua viida


...Para ser gentil.

AMAR A VIIDA

AMAR A VIIDA

AMAR A VIIDA

Nao espere a dor...

Não espere a enfermidade...

Não espere a magoa....

Não espere a queda...

Não espere a separação...

Nao espere ficar sozinhoo...

Não espere melhor emprego...

Nao espere o dia da sua morte...

Não espere o eu te amo

Não espere o outro tomar a iniciativa ...

não espere pessoas perfeitas...

para acreditar na oração

para Acreditar em si mesmo

Para buscar a reconciliação

Para começar a amar a vida

Para dizer eu tbem


Para pedir perdão

Um comentário:

  1. Educador

    Ivone Boechat (autora)

    Educador,
    por favor, vença,
    você não deve permitir
    que alguém saia de sua presença
    sem se sentir melhor e mais feliz.
    Educador,
    oferece a flor
    de sua vida
    ao que sofre
    na despedida,
    chorando por fracassar;
    tente de novo,
    ajude a levantar o cansado,
    dê a sua mão ao oprimido,
    este povo abandonado
    que, muitas vezes,
    só encontra você
    na direção do olhar.

    ResponderExcluir